quinta-feira, 18 de março de 2010

2010 - ANO CHOPIN > > > Parte 6 > > > SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO BICENTENÁRIO DE FRÉDÉRIC CHOPIN, NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO


Por Francisco José dos Santos Braga



Nesta Parte 6 da série de ensaios dedicados a 2010 - ANO CHOPIN, informo sobre uma Sessão Solene em comemoração ao bicentenário de nascimento de Fryderyk Chopin, patrocinada pela Câmara Municipal de São Paulo.

CONVITE

Acuso o recebimento de convite da Associação Polonesa Educativa Cultural em São Paulo - APOLEC, por intermédio de sua Diretora Presidente Leokadia Rudnicki, para participar da Sessão Solene em comemoração ao Bicentenário de Nascimento de Fryderyk Chopin que se realizará no próximo dia 5 de abril de 2010, ipsis verbis:

SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO BICENTENÁRIO DE FRÉDÉRIC CHOPIN

Em comemoração ao Bicentenário de Nascimento de Fryderyk Chopin, acontecerá uma memorável Sessão Solene no próximo dia 05 de abril de 2010 às 19h00, no Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo.

A Sessão Solene é uma nobre iniciativa do Vereador Gilberto Natalini, em parceria com a Associação Polonesa Educativa Cultural em São Paulo - APOLEC, Consulado Geral da República da Polônia em São Paulo e Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, com a finalidade de homenagear personalidades da música erudita que contribuíram para a difusão cultural do legado de Fryderyk Chopin e da nação polonesa na cidade de São Paulo e na República Federativa do Brasil.

Homenageados:
Glória Guerra - Presidente da Sociedade Chopin do Brasil
Donata Madejska Lange - Vice-Presidente da Sociedade Chopin do Brasil
Krystyna Kasperowicz e Maria Lúcia Szot Golebski - Regentes do Coral Polonês da cidade de São Paulo
Carlos Eduardo Zappili Albertini - Professor e Pianista, Autor do livro "Chopin"

Fryderyk Chopin nasceu em Żelazowa Wola na Polônia, em 01.03.1810, filho do professor francês Nicolas Chopin e da polonesa Justina Krzyzanowska.

O 1º concerto de piano de Fryderyk Chopin ocorreu quando ele tinha oito anos. Na mesma época viu publicada a sua primeira obra, uma "polonaise". Estudou no Liceu de Varsóvia e posteriormente no Conservatório de Varsóvia. Em 1830, poucos dias antes de eclodir a Revolução Polonesa contra a ocupação dos russos, Chopin partiu de Varsóvia rumo a Viena. Em julho do ano seguinte, despediu-se de Viena e seguiu para Paris. Em Paris realizou grandes concertos, dedicando-se a compor suas obras. Longe da terra natal, porém sob a influência do folclore polonês, surgiram obras inesquecíveis como as "mazurcas" e as "polonaises". Liszt afirmou convicto: "suas inspirações eram intensas, fantásticas, impetuosas." Fryderyk Chopin tornou-se o "Poeta do Piano".

No dia 17 de outubro de 1849, Fryderyk Chopin faleceu em Paris. Foi sepultado no Cemitério de Pére Lachaise, mas seu coração foi levado para Varsóvia e colocado dentro de um dos pilares da igreja de Santa Cruz, conforme o seu pedido.

Em 2010, a Polônia, o Brasil e o mundo comemoram a celebração dos 200 Anos de Nascimento do notável pianista e compositor polonês Fryderyk Chopin.

Leokadia Rudnicki
Diretora Presidente
Apolec – Associação Polonesa Educativo-Cultural em São Paulo

Jorgina Alexandra Mikita Pawlak
Diretora Presidente
Organização Neo Humanitarismo Universalista



* Francisco José dos Santos Braga, cidadão são-joanense, tem Bacharelado em Letras (Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, atual UFSJ) e Composição Musical (UnB), bem como Mestrado em Administração (EAESP-FGV). Além de escrever artigos para revistas e jornais, é autor de dois livros e traduziu vários livros na área de Administração Financeira. Participa ativamente de instituições no País e no exterior, como Membro, cabendo destacar as seguintes: Académie Internationale de Lutèce (Paris), Familia Sancti Hieronymi (Clearwater, Flórida), SBME-Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica (2º Tesoureiro), CBG-Colégio Brasileiro de Genealogia (Rio de Janeiro), Academia de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei-MG, Instituto Histórico e Geográfico de Campanha-MG, Academia Valenciana de Letras e Instituto Cultural Visconde do Rio Preto de Valença-RJ e Fundação Oscar Araripe em Tiradentes-MG. Possui o Blog do Braga (www.bragamusician.blogspot.com), um locus de abordagem de temas musicais, literários, literomusicais, históricos e genealógicos, dedicado, entre outras coisas, ao resgate da memória e à defesa do nosso patrimônio histórico.Mais...

Nenhum comentário: